domingo, 9 de junho de 2013

Ciclo de Debates no Mestrado em Direito/UFMA aproxima o discurso acadêmico e sociedade em diálogos sobre diversidades.


A disciplina “Sistemas de Justiça Internacional e Direitos Humanos”, do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA, o Grupo de Pesquisa “Cultura, Direito e Sociedade – CCSST/UFMA” e o UNICEF – Escritório São Luís, realizarão o ciclo de debates “Colóquios Transdisciplinares: Direitos Humanos e Diversidades”, nos dias 14, 21 e 28 de junho e no dia 05 de julho, a partir das 19 horas, com o tema “O Discurso Jurídico, a razão prática e a afirmação de direitos. Um diálogo crítico-reflexivo a partir da percepção científica da antropologia e da psicologia”.

O ciclo de debates será realizado no auditório do Prédio da Faculdade de Direito, localizado na Rua do Sol (em frente ao Teatro Arthur Azevedo), no Centro de São Luís. Nos quatro dias, serão debatidos temas ligados a 1)identidades campesinas e povos tradicionais, 2) religião de matriz africana e identidades culturais, 3) despejos forçados e direito à moradia, 4) sociologia de gênero e feminismo queer, e 5) direitos das crianças nos grandes centros urbanos.

O ciclo de debates é destinado aos mestrandos, a graduandos em diversos cursos, lideranças comunitárias, representantes de entidades e militantes de direitos humanos, bem como à sociedade em geral. Facilitarão os debates, professores, doutores e militantes em direitos humanos com reconhecida atuação e conhecimento nos temas. Não há necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer no horário e local do evento.

Confira a Programação:

- Dia 14 de Junho, às 19h, Prédio da Faculdade de Direito (Rua do Sol)

Tema: IDENTIDADES CAMPESINAS, POVOS TRADICIONAIS E ANCESTRALIDADES
Convidados: Professores Doutores Benedito de Sousa Filho, Prof. Dr. Joaquim Shiraishi Neto, Profa. Dra. Maristela de Paula Andrade (a confirmar) -; Debatedor: Mestrando Luis Antonio Câmara Pedrosa;

- Dia 21 de Junho às 19h, Prédio da Faculdade de Direito (Rua do Sol)

Tema: RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA E IDENTIDADES CULTURAIS
Convidado: Professor Doutor Sérgio Ferretti e Pai de Santo José de Itaparandi (Terreiro de Mina Pedra de Encantaria) -; Debatedor Graduando Diego Machado;

- Dia 28 de Junho às 19h, Prédio da Faculdade de Direito (Rua do Sol)

Tema: DESPEJO FORÇADO, TERRITORIALIDADE E DIREITO HUMANO À MORADIA
Convidada: Professora Doutora Leticia Osório -; Debatedor: Mestrando Igor Almeida;

- Dia 05 de Julho às 19h, Prédio da Faculdade de Direito (Rua do Sol)

Tema: SOCIOLOGIA DE GÊNERO E FEMINISMO QUEER;
Convidados: professores Doutores Manuel Peixoto Caldas, Almudena Garcia Mansio - Debatedora: Mestranda Tuanny Soeiro; 

Tema: DISCUTINDO OS DIREITOS DA CRIÂNÇA NOS GRANDES CENTROS URBANOS BRASILEIROS

Convidada: Professora Mestre Eliana Natividade Almeida -; Debatedora: Professora Doutora Artenira Silva;

Nenhum comentário:

Postar um comentário