segunda-feira, 4 de abril de 2011

U2: muito mais do que um espetáculo de música

De Buenos Aires, Argentina

É fato que o show do U2 é um grande espetáculo de música. A banda, com mais de 20 anos de estrada no cenário mundial, é reconhecida pela crítica e pelo público como uma das melhores bandas de rock.

Contudo, o U2 não é apenas isso. Muitos sabem do envolvimento do vocalista da banda, Bono Vox em causas humanitárias. Na sua Turnê "U2 360", a banda homenageia os 50 anos da Anistia Internacional.

No dia 02 de abril, aqui em Buenos Aires, aconteceu o segundo show do U2 em solo argentino. Por volta das 15 horas, estava andando pelas cercanias do Estádio Único de La Plata, quando fui abordado por uma jovem usando a camiseta da Anistia Internacional. Perguntou se poderia assinar uma petição pública da campanha da Anistia, "Exija Dignidade" ( Leia sobre a campanha aqui). A campanha está empenhada em acabar com os abusos contra os direitos humanos das pessoas que vivem na pobreza. Nos shows  do U2 pela América Latina, a Anistia Internacional deu enfoque para as comunidades indígenas. Nas apresentações da Argentina, a petição da organização internacional pedia ao Governo Argentino o reconhecimento dos povos indígenas da região de Formosa, norte da Argentina, fronteira com o Paraguai. Petição assinada, falei a ela que também trabalhava com populações tradicionais no Brasil, e a dificuldade de titulação de seus territórios, e as ações governamentais e privadas na tentativa de expulsar os povos tradicionais daquela região.

Um pouco mais à frente, decidi parar um pouco e descansar antes de entrar no estádio. Logo vi que um grupo de 3 indígenas de Formosa, também com a camisa da campanha "Exija Dignidade", da Anistia Internacional.

Percebi que os 3 tinham muitas dificuldades em conversar com os milhares de espectadores do show do U2 que por ali transitavam. Ao serem abordadas, muitos apenas estendiam as mãos, sem ao menos saber o que queriam aqueles jovens indígenas.

Nesse contexto, hoje (04/04), durante visita ao Congresso Argentino, havia uma tenda com indígenas da região norte da Argentina, que pretendiam apresentar um abaixo-assinado aos congressistas pátrios para que aprovassem a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em sua totalidade. Relatei a um deles que, no Brasil, a ratificação a essa convenção já existe, porém, o Estado Brasileiro não cumpria, de maneira satisfatória, a convenção internacional. O cacique disse que sabia das dificuldades de implementação dessa convenção em toda a América Latina, e que a ratificação completa da Convenção 169 da OIT era apenas um primeiro passo para os indígenas argentinos.

Durante o show, na execução da música "Walk On", o U2 fez a homenagem aos 50 anos da Anistia Internacional. Bono fez um discurso para que todos lutemos a favor da liberdade e contra toda forma de injustiça social. 60 mil pessoas aplaudiram as palavras do vocalista. Agora pergunto: quantos ali naquele estádio estavam/estão empenhados no combate contra todas as formas de injustiça social, como solicitou Bono?

A banda fará, a partir do dia 09 de abril, três shows no Brasil. Se você, fã do U2 e que acompanhará aos shows em São Paulo, quando estiver chegando ao Morumbi, encontrar jovens vestidos de amarelo, com a camisa da campanha "Exija Dignidade", pare, reflita e participe da campanha. Vá além dos aplausos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário